quinta-feira, 5 de abril de 2018

Dia dos Filhos (entre muitas outras coisas)

Foto de Parenting.Ahhhhhh.... Pensavam que ia escrever mais um texto lamechas, daqueles que inundam as redes sociais neste dia, não? Que ia falar do quanto adoro estar em casa a passar Eosina e Cicalfate nas borbulhas "varicelosas" do meu filho mais velho... Ou que ia dissertar sobre o quão maravilhoso é acordar às 5 da manhã e identificar 13 frequências diferentes do choro do "mai' nobo"... 

Naaaa... Mas anda lá perto... Já se sabe que mãe que é mãe, sobretudo a que o foi recentemente, mete sempre os filhos em qualquer conversa! Mesmo quando tenta dar uma de digna e introduz o tema do pedido recusado de Habeas Corpus do Lula ou da visita do Puttin à Turquia...

Mas vamos ao que interessa! Dizem que hoje é o dia dos filhos! Hoje, 5 de Abril. O Dr. Google diz-me que o dia dos filhos também é a 23 de Setembro. E eu fico assim, como o tolo no meio da ponte, sem saber bem qual a data que devo instituir na nossa rotina familiar. O Dr. Google é o supra-sumo da sabedoria – toda a gente sabe! Ele e o senhor que descobriu uma relação inequívoca entre o autismo e as vacinas. Mas, quando lhe dá para a bipolaridade, fico completamente sem norte! Ainda por cima, assim, com um assunto tão importante como este… É que isto das datas tem muito que se lhe diga, sobretudo lá em casa!

Quando era miúda, na escola, havia o dia do Pai, o dia da Mãe, o dia da Criança, o dia da Árvore e o dia de Natal. Ponto. E, para mim, assim foi durante 33 longos anos de existência.

Até que… O meu filho entrou no infantário! A partir daí, começamos a celebrar o dia da Alimentação, o dia da Mulher, o dia da Água, o dia de São Valentim, o dia de São João, o dia dos Padrinhos, o dia da Páscoa, o dia do Pijama, o dia de Reis, o dia da Televisão, o dia da Primavera, do Outono, do Verão e do Inverno, o dia de Halloween, o dia da Criança, o dia do Pão – só um segundo que tenho que ir ali respirar um bocadinho - o dia de Natal, o dia da Família e, porque só isso não chega, o dia da mãe, do pai, dos avós, dos irmãos e dos primos. Peço desde já desculpa a todos os outros eventuais dias que, por lapso, não referi.

(Um à parte, não vão elas ler este texto J: bem hajam estas mulheres fantásticas, em quem deposito TODA a minha incalculável fortuna, por fazerem com que, volta e meia, haja um dia especial para estes pequenos adultos, vencendo assim a rotina e aumentando exponencialmente a vontade de ir para a escola. E agradeço também por se terem esquecido de celebrar outras datas igualmente “certificadas” como o Dia do Engolidor de Espadas, o dia internacional da Cerveja, o dia do Careca ou o dia internacional do Piercing Corporal. Muito obrigada! De coração!)

Por outro lado, durante a exaustiva e longa pesquisa que levei a cabo nos últimos 5 minutos, para poder elaborar esta minha notável tese, descobri outras datas que, não se percebendo bem porquê, não recebem a devida e merecida atenção. São elas o dia de Dar Uma Volta, o dia mundial da Monitorização da Água (esta é para ti, minha querida metade boa), o dia mundial da Nutella (esta é para ti, minha querida balança) ou o dia internacional da Preguiça, entre muitas, muitas outras datas!!

No meio disto tudo, às vezes, quem fica meio baralhado é o meu filho, que no outro dia chegou a casa e me disse o seguinte:
«- Ó mamã, já foi o dia de São Valentim (que é o nome dele), da Mulher (que para ele, obviously, sou só "euzinha" aqui J), já foi o dia do São Pai (dia do Pai)… Quando é o dia de São Vicente (nome do irmão)?
- Calma, filho! Esse dia também existe! E diz o site do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, assim como a página oficial do facebook da Paróquia de Alcabideche, que é no dia 22 de Janeiro. Mas ainda falta um bocadinho... Por isso, vale mais a pena celebrarmos no dia do aniversário dele.»
Acham que a criatura ficou convencida? Pois sim...

Enfim! Uma admirável paleta de possibilidades de celebrações. Há para todos os dias, gostos e penteados! E só escolher um dia, perguntar ao Dr. Google e… pumba! Já temos o mote para pendurar as grinaldas, encher os balões e comer, claro! Muito! Fiesta, gente!!! Só é pena não serem todos feriado...

Dizem que hoje é o dia dos filhos. E eu tenho os melhores do mundo! Mas sobre isso falarei noutras núpcias, porque ainda me falta celebrar o dia mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante, o dia mundial da Higiene das Mãos, o dia internacional da Parteira e o dia internacional da Tuba!!! Tudo isto até às 23h59 de hoje!

NOTA: Todas as as celebrações aqui enunciadas existem efetivamente. Todinhas! Até o dia do Engolidor de Espadas!


Sem comentários:

Enviar um comentário